O Museu TAM preparou uma programação especial para todos os finais de semana de janeiro. De amanhã (7) até o dia 29 de janeiro, das 10h às 16h, educadores receberão os visitantes para atividades lúdicas e recreativas que remetem à história e à prática da aviação. Oficinas como “Inventando aviões com Santos Dumont”, “Acerte o alvo” e “Como os aviões são impulsionados” serão intercaladas com histórias sobre personalidades da aviação brasileira. Também serão anunciadas oficinas de pipas, sem horário programado, de acordo com a quantidade de visitantes.Além das atividades especiais, das quais todos os visitantes poderão participar, independentemente de idade, o Museu tem um espaço permanente voltado às crianças, chamado TAM Kids. O local é dedicado a crianças de até 12 anos e tem diversos atrativos, como, por exemplo, um livro digital com a história da aviação, uma aeronave com painel de instrumentos para os pequenos brincarem de comandante, escorregador, jogo da memória, simuladores infantis, painel explicativo com espaço para os visitantes sentirem a força do vento, carrossel com aviões, caça-palavras, labirinto e espaço para descanso.
Confira abaixo a programação:
7 e 29 de janeiro
Ada Rogato e suas aventuras pelas Três Américas
Tempo aproximado: 30 – 40 minutos, com início às 14h.
O educador se apresentará como um aspirante a piloto e fã de Ada Rogato, uma pioneira da aviação brasileira. Ao explicar os grandes feitos da aviadora, o instrutor apresentará o mapa e a bússola, contando que eram as únicas ferramentas de localização que ela utilizava, além de levar os participantes até o avião Cessna 140 e explicar sobre o “Reide pelas Três Américas”.
Os participantes também receberão aviões de papel e o educador pedirá que eles consigam assinaturas para que a aeronave fique parecida com a original. Depois de colhidas as assinaturas, eles pintarão seus aviões e poderão levá-los para casa como recordação.
8 de janeiro
Inventando aviões com Santos DumontTempo aproximado: 30 – 40 minutos, com início às 14h.
Um educador, trajado como Santos Dumont, falará sobre sua vida, como se fosse o próprio aviador. Ele explicará as experiências, as emoções e os desafios que o levaram a confeccionar o 14 Bis e outros aviões. Após a explicação, os participantes serão convidados a inventar a sua própria aeronave e poderão levar o desenho para casa.
14 de janeiro
Tenha o vento a seu favorTempo aproximado: 30 - 40 minutos, com início às 14h.
O educador fala sobre a história do avião Mirrage, sobre sua aerodinâmica e o processo de formação de um piloto de caça. Os participantes serão convidados a se dirigir ao deck para dobradura de um caça e, ao final, todos jogarão os aviões de papel para ver qual deles chegará mais longe.
15 de janeiro
Como os aviões são impulsionadosTempo aproximado: 30 - 40 minutos, com início às 14h.
Um instrutor vestido de cientista fará uma demonstração de como os aviões são impulsionados e explicará detalhes sobre a propulsão das aeronaves.
21 e 28 de janeiro
Acerte o alvoTempo aproximado: 30 - 40 minutos, com início às 14h.
Um orientador contará histórias sobre o avião Buffalo, exposto no museu e utilizado antigamente pela Força Aérea Brasileira (FAB). O educador usará recursos fotográficos e outros objetos para contar a história da aeronave e sobre a formação de um paraquedista. Os participantes, então, serão encaminhados até a esplanada, onde confeccionarão um paraquedas para tentar acertar o alvo que estará próximo a uma das aeronaves expostas.
22 de janeiro
Correio AéreoTempo aproximado: 20 - 30 minutos, com início às 14h.
O educador contará a história do correio aéreo e, resgatando a cultura da escrita de cartas, convidará os participantes a escrever para um amigo ou ente querido sobre a visita ao museu.
Pipa, papagaio, maranhão, pandorga e raiaTempo aproximado: 30 - 40 minutos
Com o auxílio de imagens, os educadores explicarão a utilização das pipas ao longo da história, seus diferentes modelos e nomes. Alertarão ainda sobre os riscos do uso de cerol e sobre os locais mais adequados para a brincadeira. Ao final da explicação, os participantes serão convidados a confeccionar pipas e poderão levá-las para casa.
O Museu TAM está localizado na cidade de São Carlos, no interior paulista. É a realização do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro de preservar a história da aviação. A coleção do Museu TAM, que reúne o maior acervo de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea, começou com duas aeronaves: um Cessna 140 e um Cessna 195. Hoje, já são mais de 70 aviões em exposição.
Além das aeronaves, são atrações o espaço TAM Kids, o simulador de voo, a área que explica o funcionamento dos equipamentos que impulsionam os grandes jatos, os 60 uniformes antigos da aviação, e o espaço Rolim, que conta a história e a trajetória da TAM e de seu fundador. O museu tem ainda um auditório utilizado para palestras, conferências e eventos culturais.
Os mais atuais recursos tecnológicos foram empregados para tornar a viagem pelo universo da aviação mais informativa e interativa. Audioguides em quatro línguas (português, francês, inglês e espanhol) bem como videoguides, para deficientes auditivos, estão disponíveis. Algumas das peças são exibidas em cenografias que retratam o ambiente em que operavam, inserindo o visitante no contexto histórico.
Serviço
Endereço: Rodovia SP 318, km 249 – São Carlos (SP)
Contato: (16) 3306-2020
Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h).
Coordenadas para quem quiser ir de avião: Latitude 21º 52´ 35´ ´ S e Longitude 047º 54´ 12´ ´ W.
Ingressos: R$ 25,00 (com meia entrada de R$ 12,50 para estudantes e idosos de 60 a 65 anos). Idosos a partir de 65 anos e crianças até 6 anos não pagam. Aceita-se cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito.
Estacionamento e wi-fi gratuitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário