Páginas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mario Grieco lança "Você, Vendedor" pela Geração Editorial


Nesse quarto livro de sua carreira como escritor, o executivo dá dicas práticas, compartilha experiências vividas ao longo de mais de 25 anos de atuação no mundo corporativo, esclarece dúvidas e responde questões que, há muito tempo, pairam no ar sobre a importância de ser um bom vendedor sempre


Um dos executivos mais respeitados e conhecidos no setor farmacêutico, Mario Grieco, lançará no próximo dia 12 de dezembro, na Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, o livro Você, Vendedor, pela Geração Editorial, que reúne conceitos, experiências e histórias de sucesso que permearam sua carreira de mais de 25 anos. 

Nesse tempo todo, atividades relacionadas a Vendas sempre fizeram parte de seu dia-a-dia. Há quem diga que esta experiência lhe percorre as veias desde sempre e é a grande responsável pelo sucesso alcançado em sua trajetória profissional. Segundo o autor, “o principal objetivo desse novo livro é falar da arte de vender e do papel estratégico que Vendas exerce em tudo que fazemos na vida profissional e também pessoal”.

Com 197 páginas e 40 capítulos, “Você, Vendedor” não é um manual comum de ajuda e aconselhamento no capítulo melindroso das vendas dentro do mundo convulsivo, competitivo e agitado dos negócios e do marketing no mercado atual, como muitos outros.

O novo livro – que é o quarto[1] da carreira de escritor de Mario Grieco – nasceu da experiência desse executivo que iniciou sua carreira como médico ao concluir graduação em Medicina de Família pela Universidade da Flórida, EUA, e logo depois, atraído pelo mundo dos negócios e das Vendas, passou a atuar em grandes empresas – primeiro no Departamento Médico da Bayer no Brasil, depois como líder das áreas de Marketing, Vendas e Alta Administração de grandes companhias como a G.D. Searle, onde chegou à Presidência no Brasil e à vice-presidência para a América Latina, da Monsanto e da Bristol-Myers Squibb.

Logo no primeiro capítulo, o autor fala de uma passagem que marcou sua carreira profissional para sempre. Na época Diretor de Marketing G.D. Searle em Chicago, Mario surpreendeu-se quando o presidente da empresa encaminhou-o para Tampa, na Florida, para assumir o cargo de Gerência de Vendas. “Num primeiro momento, pensei que aquele poderia ser um passo para trás mas logo descobri o contrário: ‘carregar a pasta’ foi o passo mais importante que dei para desenvolver-me na área de gestão de pessoas e negócios e alcançar a meta que eu tinha estabelecido de ser Presidente da companhia”, conta Grieco.

São lições importantes como esta que o leitor encontra em Você, Vendedor. O executivo coloca ênfase em itens como: a importância de o vendedor assumir uma postura de presidente da empresa quando está atuando junto aos cientes, cuidando dos negócios como se fossem dele; ou no foco que todo vendedor tem que ter de visar sempre à satisfação do cliente, preocupando-se em saber, de forma organizada, com  planejamento pré-visita, visita e análise pós-visita, quais são suas reais necessidades. Ele também ressalta e repete várias vezes que é indispensável que o vendedor seja amigável, honesto, positivo, que saiba relacionar-se e envolver-se com as pessoas.

Citando Robert Woodruff, o homem que presidiu a Coca-Cola por décadas, Grieco deixa a dica: “O vendedor precisa conhecer e entender a si próprio. Sua personalidade precisa ser autêntica. Não pode ser ardilosa nem superficial”

Os conselhos de Grieco, inclusive, transcendem a mera esfera da eficácia, centrando-se também na afetividade. Uma personalidade calorosa e a paixão pelo que se faz — as vendas — são coisas que pesam tanto para o vendedor quanto a sua capacidade de persuasão na oferta e na consumação de um negócio. Intuição, ócio criativo e uma sabedoria relacionada à inteligência emocional também, segundo ele, pesam muito na personalidade do vendedor, que não deverá descuidar de suas metas nem de sua ética. “A capacidade de criar empatia com o cliente está à frente de tudo”, enfatiza.

Em cada capítulo, o autor vai tecendo as considerações necessárias à atividade de vendedor como um aperfeiçoamento psicológico e até mesmo filosófico diante da vida, citando em epígrafes nomes de filósofos e escritores famosos como Emerson, Tolstoi e outros. Cita o poeta Fernando Pessoa para lembrar ao vendedor que ele deve estar inteiro naquilo que faz, não sendo jamais um impostor diante de seu cliente nem exagerando em afetações: “Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui...”, diz o verso.

As variadas experiências pessoais vividas por Grieco autorizam o seu aconselhamento. Sua positividade é contagiante e, a cada novo título, recapitulando sempre o que foi dito no anterior, há uma novidade e uma expansão.

Os candidatos a vendedores sairão desta leitura com muito mais vontade de entrar nesse fascinante mundo, que envolve coisas menos previsíveis, do ponto de vista psicológico, do que parecem. E os vendedores já profissionais e veteranos terão a oportunidade de repensar seus conceitos e avançar ainda mais na sabedoria adquirida.


Sobre Mario Grieco
Mario Grieco iniciou sua vida profissional como médico, especializando-se em Medicina de Família pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Atraído pela indústria farmacêutica, primeiramente no Departamento Médico da Bayer, acabou percorrendo outras posições em diferentes empresas, tanto no Brasil como no exterior, especialmente nos Estados Unidos, onde atuou nas áreas de Marketing, Vendas e alta administração. Foi vice-presidente para a América Latina da G.D.Searle/Pharmacia e presidente de outras como Monsanto e Bristol-Myers Squibb.

Desde 2008, Mario assumiu o desafio de liderar, no Brasil e na América Latina, a moksha8, nova multinacional farmacêutica que escolheu o Brasil para iniciar suas operações comerciais. Concebida por executivos e investidores com vasta experiência e conhecimento no mercado, a moksha8 nasceu com uma importante missão em seu DNA: fornecer medicamentos de altíssima qualidade, trabalhar para que a população tenha acesso a esses medicamentos e, assim, tornar-se a empresa farmacêutica número 1 da América Latina.


Ficha Técnica
Título:
Você, Vendedor
Autor:
Mario Grieco
Editora:
Geração Editorial
No de Páginas:
204
Preço de Capa:
R$ 24,90
Edição/Ano:
001/2011
Formato:
15,5 x 22,5 cm


Coquetel de Lançamento
Data:
12 de dezembro de 2011, segunda-feira
Horário:
A partir das 18h30
Local:
LIVRARIA DA VILA | Shopping Cidade Jardim
Av.Magalhães de Castro, 12000
(pista local da Marginal Pinheiros, entre as pontes da Cidade Jardim e do Morumbi)
Tel.: (11) 3755-5811


Mais informações
Adriana Carvalho – adriana@geracaoeditorial.com.br
Assessoria de Imprensa | Geração Editorial
Tel.: (11) 3256-4444

Deborah Frattini – dfrattini@jeffreygroup.com
Fabiana Fontainha – ffontainha@jeffreygroup.com
Assessoria de Imprensa | moksha8
Tel.: (11) 2165-1655 ou 2165-1650







[1] Mario Grieco é também autor de Você, Presidente, uma coletânea de artigos sobre liderança e gestão de carreira, lançada pela Geração Editorial em 2009; de  A Grande Virada, que conta a história de uma das mais bem sucedidas estratégias de tournaround e reposicionamento de negócios implementada e conduzida pelo executivo á frente da Bristol-Myers Squibb, lançado em 2003 pela Editora Casa do Novo Autor; e de Alta Performance, de 2004, também pela Editora Casa do Novo Autor, um guia prático para representantes do setor farmacêutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário