Páginas

domingo, 2 de outubro de 2011

O humor pede passagem em 'Os Filhos da Mãe Joana'

Eles nunca haviam trabalhado juntos antes, têm carreiras desenvolvidas nas mais diversas áreas mas uma coisa eles têm em comum: a veia afinada para o humor.

Estou falando de Bartho Xavier (do programa Chupim, na Rádio Metropolitana FM); do publicitário e cartunista Taiguara Torro; de Catito, gerente de projetos de uma empresa renomada; de Davis Reimberg (o Garoto Xuxa do Pânico, revelação do humor nacional); do músico, ator e humorista Tomas Kenedi; e Marcelo Batista (apresentador do programa Cafeína, na Metropolina FM).

Seis rapazes divertidos que têm arrebatado pequenas multidões nas noites de sábado, no Teatro Santo Agostinho (TSA), com o stand up Filhos da Mãe Joana. Dentre as mais de dez peças em cartaz atualmente no TSA, essa é a que lidera as vendas nas bilheterias na maior parte das semanas. Há que chegue empolgadísima para assistir a sessão das 22h30 mas acaba esperando pelo menos mais duas horas por uma apresentação extra a partir das 0h30, tamanha a fila na porta. E isso não é por acaso. Os meninos são mesmo bons.

De cara limpa, sem figurino ou maquiagem, eles se revezam no palco, onde entram com a roupa do corpo, a fé e a coragem. E basta! Piadas que funcionam -- baseadas em temas do cotidiano e sem baixarias ou qualquer exagero de palavrões -- são mais do que suficientes para levar a platéia às gargalhadas durante pelo menos 70% to tempo.

Nem a origem inglesa da expressão, nem a pronúncia complicadinha foram capazes de brecar o sucesso no Brasil desse modelo de apresentação cômica que conquistou os americans no inicio dos anos 2000. Stand-Up Comedy caiu na boca e nas graças do público e hoje movimenta cerca de 42% resultados de negócios gerado pelo teatro. Não é por menos. A receita de sucesso não podia ser mais simples e mais barata: um palco limpo, um banquinho e um microfone são mais do que suficientes. Mas é preciso lembrar que o sucesso pode ser recente, que os louros foram para os norte-americanos mas a idéia mesmo não é nova.

Mestres do humor brasileiro -- como Chico Anysio, Jô Soares, Juca Chaves, Agildo Ribeiro, Costinha e Ary Toledo -- já capitaneavam os primórdios do stand up  há 20 ou 30 anos abrindo o mercado do riso hoje tocado por revelações jovens e arrojadas.


FICHA TÉCNICA
Além do elenco fixo, Filhos da Mãe Joanaconta constantemente com a participação de outros humoristas consagrados. Cada integrante do grupo tem seu próprio material, e os textos são rotativos e atualizados com frequência. O cenário dispõe apenas de um pedestal com microfone e um banquinho. O show, que tem aproximadamente 90 minutos, está em cartaz no Teatro Santo Agostinho desde 15 de dezembro de 2010.
  • Sessões: Sábados às 22:30 horas
  • Local: Teatro Santo Agostinho
  • Rua Apeninos, 118 (próximo ao Metrô Vergueiro)
  • Ingresso: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário