Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cheques sem fundos aumentam e registram 2,19% de devoluções em março, afirma Serasa Experian

Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos no trimestre, com 15,81% de devoluções
A incidência de cheques devolvidos em todo o país se manteve em elevação no mês de março. Foram devolvidos por falta de fundos (2ª devolução), no terceiro mês do ano, 2,19% dos cheques compensados, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Em fevereiro este percentual havia sido de 2,00%, e em março do ano anterior de 2,13%.

A devolução de cheques por falta de fundos também cresceu na comparação entre os acumulados do ano. De janeiro a março de 2012 o percentual de devoluções foi de 2,04%, ao passo que no primeiro trimestre do ano anterior havia sido de 1,89%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a inadimplência com cheques cresceu em março em razão da sazonalidade e dos eventos econômicos. O terceiro mês do ano é caracterizado por fortes pressões sobre o orçamento familiar, provocadas por despesas como pagamento de parcelas do IPVA, do material escolar e os gastos com férias e carnaval. Além disto, o aumento da incidência de devolução de cheques por falta de fundos reflete também o quadro de deterioração dos níveis de inadimplência que vêm ocorrendo desde o início de 2011.

Confira abaixo tabela completa com os números de cheques devolvidos e compensados:


Nos estados e regiões
No primeiro trimestre de 2012, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (15,81%). São Paulo, por sua vez, foi o estado de menor percentual (1,51%). Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques nos três primeiros meses de 2012, com 4,42%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,64%. Veja abaixo o ranking completo com o percentual de cheques devolvidos de janeiro a março de 2012, por estado e região:

Nenhum comentário:

Postar um comentário