Isso é o que costumo chamar de belíssima sacada de marketing!
A rede varejista Magazine Luiza anuncia uma iniciativa pioneira e arrojada nas redes sociais do Brasil. Trata-se do "Magazine Você", uma estratégia inovadora que abre um novo segmento de mercado, o digital social commerce. Em razão do sucesso observado na fase inicial do projeto, restrito a parentes de funcionários, e ao grande número de interessados que se cadastraram em lista de espera, a empresa decidiu antecipar a abertura para o público geral, que estava prevista para março deste ano. A partirdo próximo dia 26/1, qualquer pessoa pode ter sua própria loja nas redes sociais e ganhar comissão a cada produto vendido.
O "Magazine Você" permite ao usuário de redes sociais abrir uma loja no Orkut e/ou Facebook com até 60 produtos do www.magazineluiza.com, divulgar entre seus amigos e ganhar uma comissão de 2,5% ou 4,5% a cada produto vendido. Toda a operação de compra, incluindo o pagamento e a entrega, é de responsabilidade do Magazine Luiza, o que garante segurança e confiabilidade à plataforma.
Inicialmente, apenas familiares de funcionários da rede poderiam se tornar divulgadores. Essa primeira fase alcançou a marca de mil lojas em menos de quatro meses. Com a abertura para o público em geral, a meta da varejista é atingir 10 mil divulgadores em 2012, impactando um milhão de clientes.
“Transformamos a venda de porta a porta no clique a clique”, afirma Frederico Trajano, diretor de Marketing e Vendas do Magazine Luiza. “Estudamos profundamente as redes sociais para entender como poderíamos ser relevantes para as pessoas e, ao mesmo tempo, incrementar nossas vendas e trazer novos clientes originados desses canais interativos”, explica.
Em um momento no qual a decisão de compra de um produto não é influenciada somente por critérios como preço e promoção, mas também por recomendações, as plataformas de comércio estão voltadas às relações sociais. Esse novo modelo de venda direta, que estimula a comercialização via redes sociais, antecipa uma tendência de como as pessoas irão vender e consumir a partir de 2012.
“O boca a boca sempre foi a ferramenta de comunicação mais eficiente que existe e agora está se amplificando com as redes sociais. Um aspecto bastante favorável é o diálogo e a possibilidade de atingir um público que ainda não tem contato com a marca. As empresas que ficarem de fora desta realidade perdem oportunidades de venda ede utilizar uma importante ferramenta de relacionamento com todos os seuspúblicos”, ressalta Trajano.
Em São Paulo, Elys Andressa Ambrosio Bertoni, grávida e mãe de duas filhas, montou no Facebook uma loja do Magazine Você e se tornou a maior vendedora do projeto,com um volume de R$ 13 mil. “Eu vendo de tudo, de medidor de pressão a sofá, televisão e videogame. Nessa semana, por exemplo, fui procurada por uma pessoaque chegou a mim por indicação e quer comprar geladeira, fogão, mesa, microondas e um rack. Estou amando isso”, afirma Elys, que é divulgadora há menos de três meses.
A inovação tecnológica sempre foi uma das características mais marcantes na história do Magazine Luiza. Em 1981, todo o controle de vendas e estoques da rede já estavainformatizado. Pioneiro na internet, o Magazine Luiza lançou seu endereço eletrônico em 1999. No ano seguinte, enquanto a internet comercial ainda dava seus primeiros passos no Brasil, a rede já inaugurava sua primeira loja virtual. Em agosto de 2011, atenta ao poder das mídias sociais, a empresa lançou, o Magazine Você. Recentemente, o projeto foi apresentado na National Retail Federation (NRF), evento anual promovido em Nova York, que antecipa as inovações do varejo no mundo, e ganhou um prêmio em Las Vegas, sendo indicado a participar do ITNG 2012, conferência internacional sobre Tecnologia da Informação – Novas Gerações, que apresenta ideias visionárias no ramo das comunicações digitais.
Lançamento usa fenômeno das redes sociais
Com o objetivo de trazer visibilidade para o lançamento do Magazine Você, a empresa desenvolveuuma estratégia digital inspirada numa das grandes tendências mundiais de comunicação que é ‘apropriar-se’ de assuntos muito comentados nas redes elevá-los à comunicação das marcas.
Seguindo essa estratégia de lançamento, o Magazine Luiza ‘surfou’ no mais recente fenômenodas redes sociais: “a Luiza do Canadá”. Aproveitando a similaridade entre os nomes e a enorme exposição, a marca propôs uma brincadeira com os clientes: criar um novo nome para o Magazine Luiza. Intitulado #ONomeAgoraÉ, o concurso cultural convidou as pessoas a sugerirem nomes criativos para o Magazine por meio do Twitter e do Facebook.
O vencedor do concurso cultural ganhará uma loja do Magazine Você com benefícios exclusivos: 10% de comissão + R$ 5 mil para divulgar sua loja nas redes sociais. Com a abertura para o público geral, todos que participaram também poderão ter sua loja dentro das condições normais de remuneração da plataforma (a comissão normal é de 2,5 a 4,5%).
Após a promoção, o Magazine Luiza pretende dar continuidade à campanha de lançamento do Magazine Você com uma estratégia de grande visibilidade focada 100% nosmeios digitais. O objetivo final é abrir 10 mil lojas até o final do ano.
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