Ausência de sintomas reforça a importância dos exames ginecológicos
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que mais da metade da população mundial feminina já apresentou casos de miomas, que são tumores benignos com até 20 cm de diâmetro e que acometem, principalmente, mulheres em idade reprodutiva, entre 20 e 45 anos. Apesar de ser considerado um tumor, o mioma não traz perigos à saúde da mulher, entretanto, ele está associado à dificuldade reprodutiva, representando de 5 a 10% dos casos de infertilidade.
Geralmente, o mioma é diagnosticado em exame ultrasonográfico pélvico de rotina. Segundo a ginecologista e obstetra Karina Zulli, do Hospital e Maternidade São Luiz, essa ultrasonografia consegue rastrear até 80% dos miomas. Os sintomas, raramente apresentados, variam entre sangramentos, cólicas, dor pélvica e anemia. “A ausência de sintomas deixa clara a importância de consultar uma ginecologista anualmente. O diagnóstico precoce pode, inclusive, evitar que o ciclo menstrual seja afetado”, explica.
Segundo a ginecologista não há como indicar atitudes preventivas, uma vez que as causas do mioma ainda permanecem desconhecidas. “Alguns estudos mostram que as causas podem ser hormonais e até hereditárias, mas nada foi comprovado”, afirma. Já o tratamento precisa ser individualizado e pode ser clínico (por meio de anticoncepcionais orais e liberadores de gonadotrofinas, hormônios que controlam o ciclo natural da mulher) ou cirúrgico (com procedimentos como histerectomia, miomectomia e embolização, para retirada do mioma).
"Independentemente da remoção ou não do órgão, os miomas podem ser uma das causas de infertilidade, por dificultarem a fixação do embrião no interior do útero. Isoladamente, o mioma causa infertilidade em 5% dos casos. Mas esse índice pode chegar a 15% quando associado a fatores tubários - como lesões ou obstruções das tubas (trompas de Falópio) - e à endometriose", acrescenta.
RAIO Magazine - Qual a incidência de miomas no Brasil?
Dra Karina Zulli - Não temos esse número ao certo, mas sabemos que cerca de 300 mil mulheres são submetidas a cirurgias de histerectomia por ano, no Brasil e que o mioma pode aparecer em 1 a cada 4 mulheres no país, com idade entre 25 e 40 anos.
RM - Como se explica a relação entre os miomas e a infertilidade?
KZ - A presença do mioma impede que o embrião se estabeleça no interior do útero e, em alguns casos, quando o mioma causar lesões ou obstruções nas trompas, devido ao seu tamanho, o mioma causa a infertilidade.
RM - Em relação a tratamentos, qual(is) a(s) opções mais modernas aprovadas pelo FDA e Anvisa?
KZ - Podemos destacar a Embolizacao seletiva dos vasos que alimentam o Mioma, que permite que ele páre de se desenvolver, regrida, e possa ser deixado desta forma ou então retirado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário