Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

São João de Caruaru espera 250 mil pessoas no final de semana

O final de semana mais esperado do período junino está chegando. Em Caruaru, no Agreste pernambucano, a véspera e o dia de São João são as datas mais procuradas pelos forrozeiros, deixando os hotéis lotados e os eventos ainda mais animados. Entre o sábado e o domingo (23 e 24/06), a expectativa é que mais de 250 mil pessoas aproveitem a festa ao som de Zé Ramalho, Santanna, Geraldinhos Lins, Silvério Pessoa e muitos outros convidados. Desde o dia 2, os festejos incendeiam uma multidão nos polos multiculturais. Até o dia 30, ainda se apresentarão Forró do Muído, Gatinha Manhosa, Margarete Menezes, Garota Safada, Magníficose Michel Teló.   
Neste ano, a festa homenageia o centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e também o cantor e compositor Azulão, um ícone da Nação Forrozeira. Já passaram pela cidade Dominguinhos, Elba Ramalho, Chiclete com Banana, Aviões do Forró, Calypso, Mastruz com Leite, Petrúcio Amorim, entre outros.
   
Durante o período junino, em Caruaru é possível presenciar apresentações de quadrilhas, tradicionais e estilizadas (drilhas), cantadores, shows, exposições, fogueiras, parque de diversões, bandeirinhas e as imperdíveis comidas típicas, que de tão populares e grandiosas originaram as festas das comidas gigantes. “Caruaru é uma cidade voltada para a tradição junina, a festa é única e foi sendo criada ao longo dos anos, a própria história mostra isso. O São João cresceu, e tornou-se esse evento que hoje é internacionalmente conhecido e que leva o nome da nossa cidade para o mundo", afirmou, o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, José Pereira.
   
Em 2011, a festa movimentou R$ 181 milhões na economia local, atraindo 1,2 milhão de visitantes, com grau de satisfação superior a 90%. Os dados foram apontados em pesquisa realizada pela Prefeitura que ouviu mais de mil pessoas. Segundo o prefeito de Caruaru, José Queiroz, a expectativa deste ano é gerar aproximadamente 10 mil empregos temporários. “Esta é uma renda extra muito importante para os trabalhadores que aproveitam a data para melhorar o orçamento familiar”, ressalta Queiroz.
   
Homenagens
A grande homenagem do São João de Caruaru em 2012 é o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, saudando o centenário de seu nascimento. O mestre Lua, como ficou conhecido, nasceu em 13 de dezembro de 1912, no dia de Santa Luzia, e se tornou um dos maiores nomes da música pernambucana, cantando o nordeste para todo o país com letras que retratavam realidades doces, belas, alegres e sofridas. Luiz Gonzaga faleceu em 1989, aos 75 anos. Quem também receberá homenagem é o artista caruaruense Azulão, que irá se apresentar no Pátio de Eventos na noite do dia 23. Ele está completando 70 anos de idade e 50 de carreira.
   
Polos
Descentralizado e multicultural, o São João de Caruaru tem como carro-chefe o forró, mas, em 2012, irá receber todas as manifestações artísticas em sete grandes polos de animação, dois a mais que no ano passado. Se destacam o Polo Cultural da Estação Ferroviária/Arraial Gonzagão, Polo do Milho, Polo de Repentes, Polo Alternativo, Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga, Polo Forró de Candeeiro e Polo Alto do Moura. Cada um com uma característica diferente, deixando a festança junina mais democrática e participativa. Os artistas e grupos vão se apresentar tanto no palco principal (Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga) quanto nos cortejos de rua. Já nas grandes palhoças montadas por toda a cidade, os autênticos trios de sanfona, zabumba e triângulo farão a festa de quem preferirum forró mais tradicional.
   
A grande novidade deste ano é o Polo Alternativo, no qual vão se apresentar artistas da nova cena musical caruaruense e pernambucana. Mas as inovações não acabam por aí, no Polo da Estação Ferroviária será preparado um espaço para vender exclusivamente as comidas típicas como pamonha, pé-de-moleque e o milho assado. Já o Polo do Milho, também voltado para a culinária, vai além das comidas juninas. Nele só se encontra comida feita de Milho. Confira abaixo o perfil de todos os polos:
   
Polo Cultural da Estação Ferroviária / Arraial Gonzagão – Uma cidade cenográfica com réplicas de ambientes que lembram o Caruaru de antigamente como mercearia, igrejinha e outros locais. O espaço abrigará também o Polo do Repente, Salão do Ceramista, Salão da Moda, Salão de Artes Plásticas, o Salão do Artesão, Cine Gonzagão, Praça Azulão e arena gastronômica com barracas de comidas típicas e restaurantes.

Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga – Um dos maiores espaços públicos para eventos do Brasil, com capacidade para receber 60 mil pessoas com conforto e segurança. O Pátio de Eventos é equipado com 19 restaurantes e 150 barracas de comidas. Uma moderna estrutura de palco com 12 metros de altura, toneladas de som e três telões de LED, que vão permitir aos espectadores ver e ouvir os artistas de qualquer lugar do pátio.

Polo Forró do Candeeiro – Uma imensa palhoça montada dentro do Pátio de Eventos com estrutura de 10 bares, palco, som e luz. Aqui, diariamente se apresentam artistas locais que valorizam a cultura da região e o autêntico forró.

Polo Alto do Moura – Reconhecido pela UNESCO como o maior centro de arte figurativa da América Latina, devido à grande quantidade de ateliês que se dedicam às esculturas de barro, o Alto do Moura é também um grande polo gastronômico. Nele haverá apresentações de trios pé-de-serra e bandas de forró e de pífano. Os ateliês dos artistas estarão abertos todos os dias.

Polo das Quadrilhas – Inserido no Arraial Gonzagão, próximo à cidade cenográfica, um espaço dedicado a apresentações de quadrilhas de diversos estados que vêm a Caruaru mostrar suas performances, durante o concurso de quadrilhas estilizadas (drilhas).
   
Polo do Milho – Uma espécie de praça de alimentação, só que exclusivamente com delícias feitas à base de milho. As guloseimas serão comercializadas por em dez barracas confeccionadas especialmente para melhor apresentar as iguarias juninas. Todos os dias.

Polo dos Repentes – Localizado no começo da Estação Ferroviária, vai receber os melhores cantadores do Nordeste. Espaço garantido para a criatividade e improviso desta arte secular. Um espetáculo garantido para os amantes da poesia. Quinta a domingo, sempre à noite.

Polo Alternativo – Uma das novidades de 2012, o Polo Alternativo vai funcionar no Pavilhão da Estação Ferroviária. Ele será o palco para apresentações de bandas e cantores que não interpretam apenas os rirmos juninos. É o espaço para fusões musicais, rock, MPB e pop. Este polo promete atrair o público jovem e descolado da nova cena. Os shows acontecem de quinta a domingo, sempre à noite.


Programação Oficial do Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga

Quarta dia 20 de Junho
(Programação religiosa)
   19:00 - Erasmo Miguel e Brasas no Altar
   21:00 - Nattos Nascimento
   22:30 - Som e Louvor

Quinta 21 de Junho
   20:00 - Caru Forro
   21:30 - Silvério Pessoa
   23:00 - Picape Turbinada

Sexta 22 de Junho
   20:00 - Novinho da Paraíba
   22:00 - Israel Filho
   00:00 - Cezinha
   01:00 - Geraldinho Lins

Sábado 23 de Junho
   19:30 - Brasas do Forró
   21:00 - Azulão
   22:30 - Jorge de Altinho
   00:30 - Santana
   02:00 - Forró da Pegação

Domingo 24 de Junho
   20:00 - Camarão
   21:30 - Zé Ramalho
   23:00 - Elifas Junior
   00:00 - Assum Preto

Terça 26 de Junho
   20:00 - Didi de Caruaru
   21:30 - Erisson Porto
   23:00 - Forró do Muido

Quarta 27 de Junho
   20:00 - Beto Hortis
   21:00 - Toque Nordetino
   22:30 - Santropê

Quinta 28 de Junho
   20:00 - Leonardo d’luna
   22:00 - Clã Brasil
   00:00 - Arley e Alan
   02:00 - Michel Teló

Sexta 29 de Junho
   19:30 - Gatinha Manhosa
   21:30 - Estaka Zero
   23:30 - Margarete Menezes
   01:30 - Brucelose

Sábado 30 de Junho (Encerramento)
   19:30 - Garota Safada
   21:30 - Waldonys
   23:30 - Forró Real
   01:30 - Magníficos

Nenhum comentário:

Postar um comentário