A competição começou na internet e terminou com uma prova presencial realizada no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (29), com cinco finalistas
Estratégia de lançamento incluiu um inédito jogo que premiou o vencedor com um Sonic
A Chevrolet entregou nesta terça-feira (29), no Rio de Janeiro, o primeiro Sonic do Brasil como prêmio do Alternative Reality Game (ARG) "Sonic. Pegue se for capaz", criado para o lançamento do modelo no país. O vencedor Nicolas Alves Diana, de São Paulo, SP, estava entre os cinco finalistas da primeira etapa, realizada nas redes sociais e que movimentou diretamente mais de meio milhão de pessoas. A competição na internet aconteceu entre 24 de abril e 13 de maio.
A prova final foi realizada no Rio de Janeiro, mas os participantes só souberam da localização no final da etapa virtual. Para ganhar o primeiro Sonic do Brasil era preciso encontrar o carro em algum ponto da cidade, seguindo as pistas da produção. Os finalistas foram levados pela organização do ARG até o local de início da prova, em um quiosque na praia do Leme, no Rio de Janeiro. Lá, foram sorteados um motorista e um produtor destinado para cada finalista e seu acompanhante. As 10h25 da manhã, cada competidor recebeu três cartões com pistas. A primeira foi o recorte da manchete do dia do jornal O Globo, sem nenhuma outra explicação. A partir daí, as pistas eram liberadas de 20 em 20 minutos. Com a manchete em mãos uns foram comprar o jornal, outros foram para a sede do O Globo, mostrando como a intuição poderia mudar o rumo do resultado.
A próxima pista era: compre o jornal. E os que já tinham comprado, puderam receber a instrução seguinte. Na página C9 do jornal O Globo havia um classificado destinado aos finalistas com dicas do próximo passo que deveria levar os participantes para o Maracanazinho. Quatro finalistas chegaram ao local com apenas 10 minutos de diferença.
A terceira e última pista estava em um cartão com o setor e o número da cadeira. Os números também formavam o código de segurança para abrir uma maleta que estava embaixo da cadeira identificada. Dentro, havia um celular e uma chave.
Ao discar para o último número, uma gravação informava coordenadas de Latitude e de Longitude, que identificavam o local onde o Sonic estava escondido: o Forte do Leme. Lá, o vencedor subiu correndo, abriu uma urna que estava nas mãos do diretor de marketing de comunicações da Chevrolet, Frederico Themóteo Jr., e ligou o Sonic.
Em números, a ativação envolveu mais de 80 pessoas trabalhando só no dia da prova. Foram quatro meses de preparativos até o início da etapa virtual, que teve coordenação da AG2 Publicis Modem.
Esta foi a primeira vez na história da Chevrolet do Brasil que um carro foi lançado através das redes sociais, terminando com uma prova real a partir de um jogo eletrônico. Conhecido por combinar situações virtuais de jogo com realidade, o ARG é uma tendência mundial, mas ainda pouco explorado no Brasil. "Foi uma estratégia inovadora que respondia diretamente ao perfil do Chevrolet Sonic, um carro moderno, inovador e desejado, principalmente pelo público jovem e conectado", diz Gustavo Colossi, diretor de marketing da Chevrolet. "Foi uma ação mobilizadora. Mais de 500 mil pessoas viraram fãs da marca na fan page Chevrolet Brasil e houve engajamento de mais de 60 mil participantes que entraram no jogo. A Chevrolet é a maior marca em redes sociais no Brasil", completa Colossi.
FINALISTASJayme Teixeira Leite, de Belo Horizonte-MG
Drielli Silva Morandi, de Franca-SP
Telbio Rohen da Costa Filho, de Novo Rio das Ostras-RJ
Paulo Fernandes Garcia Neto, de São Paulo-SP
Nicolas Alves Diana, de São Paulo-SP
VENCEDOR
Nicolas Alves Diana, de São Paulo-SP
FICHA TÉCNICAAgências: AG2 Publicis Modem (digital) e Publicis Dialog (ativação)
Anunciante: Chevrolet
Produto: Chevrolet Sonic
Direção de criação: Octavio Maron, Luciano Almeida e Hugo Rodrigues
Diretor de arte: Marcelo Fiuza Lima
Redator: José Carlos Godoy
Assistente de arte: Romulo Carvalho
Planejamento: Luciana Baanella, Roberta Tórtora, Luciana Minami e Julia Gil
Coordenação da ação: Alessandro Martineli
Atendimento: Alessandro Martineli, Rachel Casmala, Camila Mazza, Rodrigo Gadelha e Leticia Peixoto
Mídia: Antonio Bicarato e Ricardo Santos
Redes sociais: Gabriela Mello Silva, Luiz Yassuda, Paola Muller e Marçal Righi
User Experience: Cris Bartis
Produção: Izilda Moura, Dniel Rodrigues, Cintia Schalen, Sabrina Fujikura, Lia Bandeira, Rodrigo Neves, Eduardo Vieira, Diego Salvo e Ramon Fritsch.
Aprovação do cliente: Gustavo Colossi, Roger Armellini, Fernanda Bertacini, Izabel Sasso e Maria Cecilia Castanho
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