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quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Omo e Coca-cola são Top do Top

CVC, Oi, NET e Koleston aparecem pela primeira vez no prêmio

Pirelli é a mais lembrada pelos homens e Pampers pelas mulheres

Foram anunciadas nesta terça-feira, 25 de outubro, no HSBC Brasil, em São Paulo, as marcas mais lembradas pelo consumidor brasileiro, segundo pesquisa Datafolha. Omo e Coca-Cola receberam o Prêmio Folha Top of Mind na categoria Top do Top, prêmio dado à marca mais lembrada no ano pelo consumidor brasileiro, independentemente de categoria.

Realizado pelo Instituto de Pesquisa Datafolha, para o jornal Folha de S.Paulo, desde 1991, o Prêmio Folha Top of Mind é resultado de um levantamento anual feito por amostragem com o conjunto da população adulta brasileira. O levantamento, conhecido por ser o maior e mais abrangente na área, foi produzido com base em 5.209 entrevistas, divididas em duas amostras com homens e mulheres, com idade igual ou superior a 16 anos, de diferentes níveis sociais e escolaridades.

A primeira pesquisa revelou 17 categorias de produtos. Hoje são 40 categorias de produtos e serviços pesquisadas, três das quais estréiam nessa edição: agência de viagem (CVC), operadora de banda de larga de internet (Oi e NET) e tintura de cabelo (Koleston). Também foram investigadas as marcas mais lembradas em cinco segmentos: Top do Top (Omo e Coca-cola), Top Preservação do Meio Ambiente (Ypê e Natura), Top Performance (Pampers), Top Feminino (Pampers) e Top Masculino (Pirelli).

A pesquisa abrangeu 162 municípios distribuídos por todos os Estados e Distrito Federal. A pergunta inicial dos pesquisadores é “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?”. A partir das respostas são conhecidas as marcas mais lembradas pelos brasileiros, independente das categorias. As mais citadas estão na categoria “Top do top".

São investigadas também as marcas mais lembradas em cada categoria, por exemplo: “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala em cerveja?”. As respostas são espontâneas e únicas. Além da primeira marca, o Datafolha investiga as outras marcas mais lembradas em cada categoria. “E quais outras marcas de cerveja você se lembra?”, nesse caso as respostas são espontâneas e múltiplas. Essa pergunta mede o “awareness”, o total de lembranças de cada marca.

A pesquisa Folha Top of Mind possibilita o cruzamento de todos os dados e variáveis do levantamento. “Com o software, é possível, por exemplo, identificar os bancos mais citados entre as mulheres do Sul que mencionam determinada marca de cartão de crédito ou as marcas mais lembradas de refrigerante e cerveja entre os homens do Nordeste que frequentam supermercados duas vezes no mês”, explica Mauro Paulino, diretor geral do Datafolha. “O software utilizado permite ainda que os dados estáticos decorrentes dos anos de 2001 a 2011 fiquem armazenados em um banco de dados, possibilitando um balanço geral das pesquisas”.

Metodologia
A pesquisa Datafolha para o prêmio Folha Top of Mind é um levantamento estatístico, por amostragem estratificada, com sorteio aleatório dos entrevistados. O conjunto da população adulta do país é tomado como universo da pesquisa e dividido inicialmente em quatro sub-universos, que representam as regiões geográficas Sul, Sudeste, Nordeste e Norte/Centro-Oeste.

A amostra total é de 5.209 entrevistas. A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem feitos 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

O desenho amostral possibilita a segmentação dos resultados por regiões do país, natureza do município (região metropolitana ou interior), variáveis sociodemográficas (sexo, idade, classificação econômica, escolaridade, renda familiar mensal), lembrança de marcas (top e awareness de determinadas categorias de produtos) e comportamento de compra (frequência com que vai a supermercado, shopping-center e outros).

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